Ela foi inaugurada em 13 de maio de 1926, acabando com o sofrimento dos então 40.000 habitantes de Florianópolis que tinham como única opção a travessia marítima para o continente.
Em 1982, foi fechada por medida de segurança, servindo apenas de cartão postal de Florianópolis. Foi reaberta em 15 de março de 1988 somente ao tráfego de pedestres, bicicletas, motocicletas e veículos de tração animal, sendo novamente fechada por completo em 4 de julho de 1991.
A Ponte está passando por um processo de recuperação, que deverá ser concluído em julho de 2014, com o custo total de R$ 170 milhões e que depende em grande parte de parcerias com a iniciativa privada.
Segundo matéria do DC desta sexta, durante o seminário sobre a restauração, realizado ontem na UFSC, o secretário Valdir Cobalchini anunciou que a Ponte deverá ter um museu e um site só para ela, com câmeras transmitindo simultaneamente o trabalho de restauração e atualizações sobre receita e despesa da obra.
Esperamos logo poder fazer a travessia da ponte, mesmo que seja a pé, um passeio que vive apenas no imaginário de muitas gerações que nunca tiveram este prazer.
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