Foto: atelierinbox.com.br
Luz e solo
Cada planta tem necessidades específicas de luz. Para as plantas durarem é importante considerar que existem plantas de sombra, meia sombra e sol. Em geral, as plantas de sombra são as que têm as folhas mais bonitas, enquanto as de sol são as que possuem as flores mais bonitas. Isso também varia de acordo com o clima de cada região. Uma planta de sol do sul do Brasil pode ser uma planta de meia sombra no sudeste, por exemplo.
Outra coisa é se a planta é mais apropriada para solos arenosos ou se é necessário terra argilosa. Este fator é mais fácil de controlar se você está plantando em um vaso ou floreira em sua sacada.
Foto: plantasonya.com.br
Quanto tempo você que dispender a suas plantinhas?
Existem plantas que exigem atenção e cuidados constantes, como água duas vezes por dia. Outras perdem as folhas de tempos em tempos, precisando que você varra. Já outras, são bastante práticas e você pode até esquecer que eles estão lá, como os cactos, por exemplo.
Há os tipos anuais, que duram apenas um período e não importa o que você fizer terá que replantá-las, e também as perenes, que se bem tratadas podem durar indefinidamente.
Crescimento
Toda a planta atinge um tamanho máximo quando adulta. É muito importante que você leve isso em consideração na hora da compra. Se você pretende plantá-la em vaso, o tamanho do recipiente vai controlar o crescimento. A planta, porém, pode não gostar muito da ideia de ser limitada e adoecer, fazendo com que você tenha que trocar para um vaso maior. Algumas crescem devagar. Árvores levam anos, por exemplo. Outras crescem como se não houvesse amanhã, como a primavera por exemplo. Faça escolhas de acordo com sua necessidade.
Foto: mc3paisagismo.com.br
Para criar sua área verde, observe bem o espaço onde pretende colocar. Analise as característica: bate sol durante quanto tempo? Alguma luz indireta? Como é o solo? É úmido, seco? Há algum fator limitador do crescimento. Converse bastante, de preferência com um produtor ou alguém que tenha experiência em jardinagem.
Seja responsável nas escolhas e lembre que as plantas também são seres vivos.
Bem-vinda, Primavera!
Nenhum comentário:
Postar um comentário