Sustentabilidade está em pauta em diversos setores da sociedade e acabou se tornando um princípio de vida. Na construção, é possível trabalhar tendo isso em foco. Como pode ser realizada uma obra ecologicamente correta?
Algumas coisas são mais simples do que você imagina:
Aquecimento solar
O material, que era bastante caro há cerca de 20 anos atrás, hoje em dia teve o custo bastante reduzido. Em vez de utilizar gás ou energia elétrica para aquecer a água, utiliza a luz do sol. O que é econômico em questão de recursos naturais e também financeiros, para quem adota a ideia.
Foto: Excelenteinformacao.com
Placa fotovoltaica
Semelhante à placa acima, em vez de esquentar a água, a placa fotovoltaica transforma o calor da luz do sol em energia elétrica. Infelizmente, seu custo é mais elevado. Ainda assim, é largamente utilizada em locais isolados, como na região norte do país, por exemplo, onde a energia elétrica dificilmente chega. Nos demais, ainda não compensa, mas a tendência é que fique mais barata ao longo dos próximos anos.
Reservatório de água da chuva
A água é uma das verdadeiras campeãs quando o assunto é preservação. Por isso, armazenar a água da chuva torna-se muito importante. A instalação de um reservatório é bastante simples. Ele fica enterrado no quintal ou área comum do condomínio. Depois é utilizada uma bomba para reutilizar esta água. Não é potável, por isso aconselha-se utilizar na limpeza.
Válvula hidra
A cada descarga, a válvula hidra desperdiça cerca de 30 litros de água. Por este motivo, está aos poucos sendo substituída pela caixa acoplada aos vasos sanitários. Cada vez mais eficiente, limita o uso da água entre quatro e sete litros. Os ambientalistas torcem para que a hidra desapareça de vez.
Foto: Criaarquitetura.com.br
Ar condicionado
Visto como um vilão para a o bolso, natureza e saúde: é caro para manter, requer muita energia elétrica e está ligado a problemas respiratórios. Para substituir o aparelho, existe uma alternativa natural para deixar os ambientes com sensação térmica agradável. A instalação não é barata, mas acaba valendo a pena a economia na manutenção e eletricidade. Apenas o ar e a umidade da fundação da casa ou prédio são o suficiente.
Dutos são instalados no telhado e ligados a infraestrutura. Depois, saídas de ar são distribuídas pelos cômodos. O ar quente é captado e passa por debaixo do solo. Depois de fresco o ar é solto dentro dos ambientes. Poucas pessoas conhecem a tecnologia, que ainda não foi bem difundida.
Vidro
Este material é um grande aliado da sustentabilidade. Por ser um isolante térmico eficaz, usando um projeto inteligente, é possível esquentar ou resfriar um local. Especificações do vidro devem ser levadas em consideração. Na face norte, que tem grande incidência solar, o isolamento térmico deve ser proporcional. Já na face sul, pode ser utilizado outro tipo de vidro.
Imagem: Fachada Blue Diamond Business,
que tem vidro como um de seus principais materiais.
Materiais de construção
Segundo a arquiteta especializada Ivanise Andrade e Silva, materiais como tijolo e a madeira, no futuro podem ser substituídos por outros materiais reciclados, como sucata de indústria e plástico. A economia viria inclusive na pintura: “Esses materiais reciclados não tem a necessidade de resina, de pintura, nem de manutenção. A manutenção dele é quase zero. É um material que não se degrada, já vem com acabamento pronto”.
Para ela, conforme a disponibilidade dos materiais for aumentando, a procura deve acompanhar. A aceitação por parte dos clientes também é fator determinante, tendo grande importância à conscientização do público geral a respeito das novas tecnologias que forem surgindo.
Você já está sabendo. ;)