sexta-feira, 30 de março de 2012

Saiba Decor: Móveis de madeira sob medida

Eles andam meio esquecidos. Grandes cadeias de móveis planejados dominam o mercado, deixando o mobiliário de madeira, principalmente os mais artesanais, em segundo plano. Mas eles têm seu valor. E como têm!
Foto: originalgratis.com.br

Uma excelente opção pra quem gosta de exclusividade é mandar fazer sob medida. Você terá uma peça única. Para ter exatamente o que você deseja, tire cuidadosamente as medidas do local onde pretende colocar o móvel e faça um esboço do que procura, com notas laterais, pra não ter erro. Muitos marceneiros ajudam você nessa missão. Se você tiver um arquiteto trabalhando com você, melhor ainda.

É importante definir se todos os compartimentos do móvel serão fechados com portas maciças, se algum terá vidro (é ótimo pra dar mais leveza) ou se terá prateleiras abertas. Em alguns casos, o artesão terá estilos pré-definidos para que você decida. Em outros, a liberdade é total para definir o estilo e os acabamentos.

Pra finalizar, decida o tipo de madeira que combina melhor com o móvel que você planejou. Quando a cor, madeiras mais escuras fazem o ambiente mais sério e dramático. Já os móveis de madeira clara são mais leves e adequados a ambientes mais jovens. Para um efeito bem inusitado, outra opção é pintar o móvel com uma cor sólida. Branco e preto são básicos, mas até mesmo coloridos (no caso de móveis pequenos) funcionam muito bem.

Foto: Blog 4Fashiongirl

Móveis sob medida são mais dispendiosos. Você não precisa mobiliar a casa inteira com eles. Mas porque não escolher um canto da sua casa que mereça um toque especial e caprichar em um aparador vistoso ou estante de madeira maciça? Vale o investimento!

terça-feira, 27 de março de 2012

Construção civil é ferramenta para crescimento na Grande Florianópolis

Uma matéria interessante foi publicada no Jornal Notícias do Dia. Ela afirma que o desenvolvimento de São José tem relação direta com a construção civil. O segmento é representativo em termos de expansão urbana e geração de empregos na região.

 Foto: Beiramar Continental - São José. De panoramio.com

Não é de hoje. O “período de ouro” da expansão imobiliária foi na década de 1960. A partir da instalação da Universidade Federal de Santa Catarina em Florianópolis, muitos construtores pioneiros perceberam a tendência de crescimento e investiram no setor. Na década seguinte, mais empreendimentos passaram a ganhar destaque em toda a região tanto na ilha, quanto no continente.

Em 1970, São José despontou com alternativa habitacional para muitos novos moradores. A partir da metade daquela década, o bairro planejado Kobrasol foi criado, dando impulso à transformação de outros bairros tradicionais como Campinas e Barreiros que tiveram a incorporação de novos loteamentos e pequenos prédios. Foi o início da transformação econômica de São José, visto que além da expansão imobiliária, naquele período surgiu também o primeiro distrito industrial da Grande Florianópolis.

Porém, foi apenas nas décadas seguintes, de 1980 e 1990 que a construção civil percebeu as reais possibilidades de crescimento do Kobrasol e Campinas, trazendo os primeiros edifícios mais altos para a região.

Empreendimentos modernos


O case e marco do desenvolvimento urbano da região é o Kobrasol. Mudou o eixo do processo imobiliário, sendo uma alternativa aos preços relativamente altos da parte insular de Florianópolis. Com o passar do tempo, houve um esgotamento na região, mas ainda recebe investimentos.

Bairros que eram dominados apenas por casas e pequenos prédios, vem sendo transformados pela construção civil. O crescimento populacional acabou focado em Barreiros, Roçado, Floresta e outros mais. Isso deixou configuração urbana tradicional de São José restritas ao Centro Histório, Praia Comprida e Ponta de Baixo, mas trouxe junto muitas oportunidades e desenvolvimento econômico a grande Florianópolis, além de empreendimentos e loteamentos com boa infraestrutura e qualidade de vida. 

 Foto: Vista noturna de São José. De blog Paposheik.

Demanda habitacional

Segundo os dirigentes do Sinduscon (Sindicato da Indústria da Construção Civil) da Grande Florianópolis, São José representa um passo importante para o desenvolvimento geral da região metropolitana, que possui gigantesca demanda habitacional e quase um milhão de habitantes.

O crescimento na construção civil é inevitável e em consequência, oportunidades de negócios, principalmente ligados a serviço, também aumentam nestes bairros. Um exemplo disso é Campinas, onde fica o empreendimento La Fontaine Residence. O bairro reúne uma  série de instituições de ensino, centros de compras e negócios, supermercados, academias e mais.

quarta-feira, 21 de março de 2012

Selo identifica material de construção sustentável

Responsabilidade ambiental virou moda. Para seguir a tendência e conquistar o consumidor preocupado com o meio ambiente, algumas empresas fazem uso de informações e enganadoras ou sem comprovação. Uma pesquisa feita com 501 rótulos diferentes de materiais de construção, pela consultoria Marketing Analysis, demonstrou que 82% dos produtos transmitiam uma falsa sensação de sustentabilidade.

Deve ficar um pouco mais fácil fugir da propaganda enganosa, graças ao RGMat – um selo lançado pela Fundação Vanzolini (especialista em certificação, formada por professores da Escola Politécnica da USP), focado no mercado de materiais de construção. Este selo tem a função de garantir que o produto tem o menor impacto ambiental possível, além de não prejudicar a saúde das pessoas e ser funcional.

Para conquistar o selo, os fabricantes precisam atender a uma longa lista de exigências, baseada em normas internacionais e recomendações de especialistas em sustentabilidade. A comprovação deve ser feita através da submissão em testes de laboratório e a avaliação da fabricação, transporte, extração das matérias primas, uso e reciclagem.

O resultado dos testes é uma declaração informando os impactos ambientais do produto, como a emissão de poluentes e o consumo de água e energia. Com base nisso, a Vanzolini decide dar ou não o selo, que tem duração de três anos.



sexta-feira, 16 de março de 2012

Saiba decor: Decoração Clean - quando menos é mais


Toda semana trazemos estilos de decoração para você se inspirar. Cada um tem características e propostas diferentes. Cada pessoa é única e a decoração reflete isso. Por isso, ela é capaz de comportar inúmeros gostos, objetos, cores e estilos.

O estilo clean de decoração é quase fácil de entender. A definição é: “Menos é mais”. Menos objetos, cores, móveis, e poluição visual. Tudo isso é mais interessante e bonito, ou seja, mais clean. O que se procura é ter apenas uma ou outra peça decorativa que se destaque. O resto, é mais discreto, mas não necessariamente simples - pelo contrário - é bem decorado e sofisticado.



Esta ideia também se aplica, especialmente no que diz respeito à quantidade de “bibelôs” que muitas pessoas têm tendência de acumular, além de ser pouco prático em questão de limpeza.  Ser clean não significa que o ambiente é vazio, que não tem nada. Quer dizer que todos os móveis e objetos estão coordenados sem exagero, inclusive com a cor de móveis e objetos.



Além disso, a luminosidade é cada vez mais valorizada. Ter um quarto bem iluminado pode ser conseguido com uma janela generosa ou, caso tal não seja possível, com recurso a espelhos ou iluminação artificial.



Por último, é importante não ter o quarto “atulhado” de coisas. Ter espaço livre é importante não só para a decoração, como também para nos movermos com facilidade ao executarmos os nossos afazeres.

 

segunda-feira, 12 de março de 2012

Personalidades da Ilha: Guga Kuerten




Gustavo Guga Kuerten, tenista orgulhoso de ser manézinho, acaba de entrar para o Hall da Fama do Tênis. A escolha é feita por jornalistas de diversos países e para ingressar neste grupo de elite do esporte, é necessário ser votado por pelo menos 75% do júri.

Guga foi indicado na categoria jogador recente. Entre os pré-requisitos desta classe estão ter jogado nos últimos 20 anos, ter títulos internacionalmente reconhecidos, além disso, são analisadas características como caráter, integridade e espírito esportivo do atleta. A Cerimônia oficial será no dia 14 de julho, em Newport, Rhode Island, nos Estados Unidos.

O Atleta é o segundo brasileiro no Hall da Fama do Tênis. Em 1979, a jogadora Maria Esther Bueno foi escolhida. O Hall internacional da Fama do Tênis é uma organização sem fins lucrativos, cujo objetivo é preservar a história do Tênis, além de eternizar e honrar o nome de grandes atletas do esporte. 

Para ler o outro post sobre Guga, clique aqui: http://alamoconstrutora.blogspot.com/2011/08/personalidades-da-ilha-guga-kuerten.html

Para saber mais sobre o hall da fama, clique aqui:
http://www.tennisfame.com/brazilian-tennis-star-guga-kuerten-to-be-inducted-in-2012

sexta-feira, 9 de março de 2012

Personalidades da Ilha: Ivo Müller


Os atores Ana Madruga, Ivo Müller e Ana Moreira no Festival de Berlim (2012)

Esta personalidade é bastante especial! Foi o nossa primeira personalidade da ilha, aqui http://alamoconstrutora.blogspot.com/2011/03/personalidades-da-ilha-ivo-muller.html

Hoje, voltamos a falar dele pelo destaque recente no cinema mundial. Ivo Müller participou do longa “Tabu”, uma coprodução luso-brasileira, dirigida pelo português Miguel Gomes. O filme, recentemente, ganhou o prêmio da Federação Internacional da Crítica (FIPRESCI). O prêmio foi disputado com outros 18 filmes apresentados na mostra competitiva da 62ª edição do Festival de Berlim.

O diretor do filme, o cineasta português Miguel Gomes, também recebeu o Prêmio Alfred Bauer, que homenageia o fundador da Berlinale. O prêmio é dado para os filmes que experimentam a linguagem cinematográfica.

Este filme em preto e branco é a história de um amor, envolvendo adultério entre uma portuguesa, Aurora, interpretada por Ana Moreira (jovem) e Laura Soveral (idosa), e um aventureiro italiano, interpretado pelo ator português Henrique Espírito Santo, na época da África colonial. A narração começa em Lisboa, quando Aurora já está idosa e perdendo a razão. Antes de morrer pede que sua empregada de Cabo Verde, chamada Santa, e sua vizinha Pilar, que procurem um homem chamado Gian Luca Ventura, amante que ela teve em Moçambique quando estava ali, casada com um jovem colono, interpretado pelo catarinense Ivo Müller.

Ivo Müller e Ana Moreira em cena (Tabu)

É um orgulho e um reconhecimento ter um ator catarinense ocupando lugar de destaque no cinema mundial.

Assista a um trecho do filme neste link: http://ow.ly/9yflj

quinta-feira, 8 de março de 2012

Dia internacional das mulheres!

Hoje é o dia internacional da mulher. Por isso, a Álamo fez uma homenagem para mostrar o quanto você é importante para nós!

quarta-feira, 7 de março de 2012

Operação praia limpa


A ação de verão 2012 da Álamo distribuiu saquinhos de lixo produzidos em material oxibiodegradável. Esta matéria prima é capaz de se decompor naturalmente, sem deixar resíduos. Foram  6.000 sacolinhas, que evitaram que muitas embalagens plásticas, latas, garrafas e outros itens contaminassem a areia e o mar.

As ações foram nos dias:

18/02 - Campeche e Santinho
19/02 - Santinho e Brava
20/02 - Campeche e Jurerê internacional
21/02 - Daniela e Brava

Participou de alguma? Confira as fotos aqui no blog!








terça-feira, 6 de março de 2012

Personalidades da Ilha: Fabiana Beltrame

Nada mais justo que na semana da mulher, homenagearmos uma!

 Em competição

Fabiana Beltrame, de 29 anos, é uma atleta destaque e referência no Remo Brasileiro. Em 2011,  conquistou a primeira medalha brasileira em um Mundial de remo, na Eslovênia, e medalha de prata no Pan Americano de Guadalajara, no México, Além disso, em 2004 participou das Olimpíadas de Atenas, sendo a primeira remadora brasileira a conseguir este feito.

    Pódio em Guadalajara, no México


Natural de Florianópolis, mas atualmente atleta do Flamengo, no Rio de Janeiro, Fabiana iniciou sua carreira de remadora aos 15 anos, incentivada por uma amiga. Atualmente, a atleta esbanja simpatia, subindo ao pódio na companhia de sua filha, Alice. Apesar de ser uma quebra de protocolo, isso só demonstra a dedicação, tanto para a carreira, quanto para a família.

Pódio na Eslovênia, com Alice no colo

Para conhecer mais sobre a atleta, acesse o site: http://www.fabianabeltrame.com.br/

sexta-feira, 2 de março de 2012

Saiba Decor: como usar o estilo romântico na decoração


Estilo romântico é aquele todo em rosa antigo, tecidos com babados e móveis que parecem ter saído de um conto de fadas? Descubra como trabalhar o conceito, e escolher os itens essências para um ambiente com toques românticos, mas não necessariamente feminino.

 

 
Neza Cesar, designer de interiores, diz que é possível ter uma decoração romântica, mas que agrade tanto ao homem quanto à mulher: "certa vez, atendi um casal com gostos opostos, porém complementares. Ele adorava cores fortes e arte moderna. Já ela, gostava de peças femininas e rebuscadas. Pense naquela tela que ele ama e escolha um tom que esteja em destaque. Depois, pegue aquele móvel que você adora e pinte-o dessa cor. Acrescente um abajur moderno e una todos esses elementos em um único espaço. Você vai ver como essa mistura acrescenta personalidade ao ambiente", ensina a profissional, em entrevista para o Terra.

 


Outra dica é a utilização de móveis antigos, por exemplo,mas com algum toque moderno, como a cor ou a composição com objetos de decoração. "Para os meus projetos, sempre busco elementos do passado para customizá-los e, assim, deixá-los atuais. Fica lindo e original!", completa Neza.


Outra dica é investir em outras peças que remetem ao romântismo e também fazem ao campo, como estampas de flores, plantas, móveis de palha, além das cores alegres, como o azul céu, como no ambiente da foto acima.