Foto: Beiramar Continental - São José. De panoramio.com
Não é de hoje. O “período de ouro” da expansão imobiliária foi na década de 1960. A partir da instalação da Universidade Federal de Santa Catarina em Florianópolis, muitos construtores pioneiros perceberam a tendência de crescimento e investiram no setor. Na década seguinte, mais empreendimentos passaram a ganhar destaque em toda a região tanto na ilha, quanto no continente.
Em 1970, São José despontou com alternativa habitacional para muitos novos moradores. A partir da metade daquela década, o bairro planejado Kobrasol foi criado, dando impulso à transformação de outros bairros tradicionais como Campinas e Barreiros que tiveram a incorporação de novos loteamentos e pequenos prédios. Foi o início da transformação econômica de São José, visto que além da expansão imobiliária, naquele período surgiu também o primeiro distrito industrial da Grande Florianópolis.
Porém, foi apenas nas décadas seguintes, de 1980 e 1990 que a construção civil percebeu as reais possibilidades de crescimento do Kobrasol e Campinas, trazendo os primeiros edifícios mais altos para a região.
Empreendimentos modernos
O case e marco do desenvolvimento urbano da região é o Kobrasol. Mudou o eixo do processo imobiliário, sendo uma alternativa aos preços relativamente altos da parte insular de Florianópolis. Com o passar do tempo, houve um esgotamento na região, mas ainda recebe investimentos.
Bairros que eram dominados apenas por casas e pequenos prédios, vem sendo transformados pela construção civil. O crescimento populacional acabou focado em Barreiros, Roçado, Floresta e outros mais. Isso deixou configuração urbana tradicional de São José restritas ao Centro Histório, Praia Comprida e Ponta de Baixo, mas trouxe junto muitas oportunidades e desenvolvimento econômico a grande Florianópolis, além de empreendimentos e loteamentos com boa infraestrutura e qualidade de vida.
Foto: Vista noturna de São José. De blog Paposheik.
Segundo os dirigentes do Sinduscon (Sindicato da Indústria da Construção Civil) da Grande Florianópolis, São José representa um passo importante para o desenvolvimento geral da região metropolitana, que possui gigantesca demanda habitacional e quase um milhão de habitantes.
O crescimento na construção civil é inevitável e em consequência, oportunidades de negócios, principalmente ligados a serviço, também aumentam nestes bairros. Um exemplo disso é Campinas, onde fica o empreendimento La Fontaine Residence. O bairro reúne uma série de instituições de ensino, centros de compras e negócios, supermercados, academias e mais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário