Ao entrar em um ambiente predominantemente verde ou azul, você se sente mais relaxado? Vermelho e amarelo te dão vontade de comer? É bastante provável que sim. As cores estão intimamente ligadas ao estado de espírito. Mais do que absorção e transmissão de luz, as cores são responsáveis pelas sensações que um ambiente proporciona. Saiba como usá-las de acordo com os seus objetivos.
Busca por um ambiente mais tranquilo ou agitado?
Em geral, matizes frios, como azuis e verdes acalmam. Para um agito e estimulo maiores, amarelos, laranjas, vermelhos – tons quentes. Leve sempre em consideração sua personalidade e a atividade que será realizada no ambiente que você vai utilizar a cor.
Foto: decoracaomobiliario.com
Como você deve usar as cores?
Como a maioria dos assuntos relacionados a decoração, não existe regra. Além do efeito psicológico de trazer a tona sentimentos e sensações, a cor é responsável por efeitos visuais superinteressantes. Evidencia volumes, integra o ambiente ao meio externo e harmoniza elementos. A escolha depende de um estudo detalhado dos objetivos do projeto.
O clima é frio ou quente?
É semelhante ao pensamento que você usa para escolher uma roupa. Cores claras não retém calor, por isso são indicadas a climas quentes. O contrário é válido para cores escuras. Para climas mais frios também são indicadas as cores saturadas e brilhantes, para trazer aconchego.
Foto: Blog Jung2
Quer usar mais de uma cor em um mesmo ambiente?
Existe a opção de usar cores monocromáticas, harmônicas ou contrastantes entre si. Monocromáticas são as combinações feitas entre tons diferentes da mesma cor: tons sobre tom, claros e escuros e degradê. Harmônicas são as cores vizinhas no círculo cromático: vermelhos com laranjas e violetas, laranjas com amarelos e vermelhos, amarelos com laranjas e verdes, por exemplo. Já as contrastantes, conhecidas também como complementares, ficam opostas no círculo cromático e criam ambientes surpreendentes: vermelhos com verdes, laranjas com azuis ou amarelos com violetas.
Foto: Círculo Cromático
Nenhum comentário:
Postar um comentário