Segundo a pedagoga Gisela Wajskop, mesmo nestes momentos os pais não aproveitam, efetivamente o tempo com seus filhos, fazem uma extensa agenda cultural para seus filhos, mas não deixam de levar a babá a tiracolo. É necessário reservar um tempo afetivo para seus filhos. Ela diz que mais “formativo” para uma criança do que uma peça de teatro ou cinema é fazer um bolo ou até supermercado na companhia dos filhos.
Na opinião de Roberta Palermo, terapeuta familiar, uma agenda repleta de atividades pode inclusive deixar a criança mais ansiosa. Para ela, o importante é formar vínculos entre filhos e pais. Atividades cotidianas podem ser mais construtivas e divertidas para os pequenos, resultando em mais qualidade e união nos períodos passados juntos.
Seguem algumas dicas de atividades diferentes para você fazer com seu filho neste fim de semana:
Fazer um bolo
Peça ajuda na hora de misturar os ingredientes, deixe-o raspar a cobertura da panela e participar do processo. Além de divertido, é educativo – pode ensinar a criança a pegar gosto por cozinhar. Sem contar na delícia que é comer um bolo quentinho em família.
Foto: Blog Loja Mel
Fazer compras
Momento de dialogar, ensinar e impor limites. Aceite que a criança dê opinião na hora de decidir o que levar, porém, sem mimá-la. A experiência é interessante para que ela descubra quanto custa o brinquedo ou roupa que ela quer e aprenda, desde cedo, a fazer relações de custo-benefício.
Andar a pé pelo bairro
Um passeio calmo e longo pelo bairro, com passadinhas estratégicas para um picolé na padaria pode ser bastante divertido para a criança. Além disso, é educativo: faz com que a criança aprenda sobre o bairro onde mora. Nestes tempos de TV a cabo e videogame, estimular atividades ao ar livre tem
importância dobrada.
Ir ao supermercado ou à feira
Estes locais podem ser muito interessantes para os pequenos. Grande quantidade de informações ao alcance. Descubra o que o seu filho gosta e apresente os alimentos em sua forma natural. Também é interessante fazer um acordo prévio: diga que ele tem direito a uma (apenas uma) “besteira”. Em vez de ficar pedindo para você levar tudo o que vê, aprenderá a ser criterioso na escolha.
Dia do pijama
Muitas vezes o que você tem para colocar em dia não é um armário bagunçado ou as compras do mês, e sim o sono atrasado, certo? Proponha o “dia do pijama” no sábado ou domingo. Perfeito para dias chuvosos ou nublados. A proposta é não sair de casa e não tirar o pijama. Os pequenos ficam convidados para povoar a cama dos pais e criar laços.
Foto: Aaron Courter
Nenhum comentário:
Postar um comentário