sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Saiba Decor: Tenha um armário impecavelmente organizado

Quem vive um dia a dia corrido sabe o desafio que é manter o guarda-roupa organizado. Sabe também, que por causa da bagunça acaba-se perdendo um tempo precioso atrás de itens que acabam “desaparecendo” entre tantos outros. Separamos algumas dicas para ajudar você nessa tarefa.

Foto: Produtosdebeleza.com

Você realmente precisa de tudo isso?

O primeiro passo para organizar o armário é tirar do armário tudo o que tem. Desta forma, você consegue visualizar melhor. Coloque-as em cima da cama e analise racionalmente. Evite guardar peças que só precisam de um “pequeno ajuste” ou para quando você perder aqueles quilinhos. Ao descartar peças que não usa, você terá mais espaço para guardar suas roupas “em atividade”, evitando que elas fiquem amassadas e mal conservadas.

Se estiver em dúvida, pense na última vez que você utilizou a roupa. Se fizer mais de dez meses e não for uma roupa especial (vestido longo ou terno para ocasiões formais), descarte. Um método diferente é considerar que 60% do seu guarda roupa devem ser utilizados. Se você usa menos que 60% das roupas que você guarda, seja mais crítico: há coisas sobrando.

Outra coisa a se pensar é que aquela peça que está parada e provavelmente não vai lhe fazer falta, pode ser extremamente importante a alguém mais necessitado. A perspectiva de doar a quem precisa mais do que você pode ser um excelente aliado do desprendimento.

Fazer uma limpeza é importante


A umidade, ácaros e poeira acumulados nos armários podem ser extremamente nocivos aos tecidos, provocando manchas e até mesmo corroendo-os.

Limpe as prateleiras e gavetas por dentro e por fora antes de recolocar as roupas neles. Use apenas um pano limpo e úmido para tirar o pó. Você pode colocar plástico auto-adesivo (tipo contact) nas superfícies para que durem mais ou ainda com papel de seda, para evitar que os fungos danifiquem as roupas.

Critérios de organização

Agora chegou a hora de separar as roupas por tipo. Por exemplo, todas as roupas de ginástica devem ficar juntas. O mesmo vale para blusinhas, camisas, calças jeans. Depois vale levar em consideração o tamanho, para facilitar a organização mecânica, e as cores, indo das mais escuras até as mais claras. O resultado vai ser uma resposta rápida àquela pergunta: “Onde está minha blusinha preta?” – Estará junto com as blusas, perto das mais escuras.



Foto: Blog Santanense

Seleciona o que deve ser dobrado ou pendurado. Em geral, a melhor solução é dobrar e colocar em gavetas roupas mais leves, como: meias, roupa intima, roupas de praia, pijamas, roupas de ginástica. Dependendo do espaço que você tiver, até mesmo shorts, bermudas e camisetas de manga curta devem ser acomodadas em gavetas. As prateleiras podem ficar reservadas aos dobráveis mais pesados, como malhas e casacos de lã e linha, peças de moletom.

Por fim, pendure tudo o que amassa com facilidade, como camisas, saias, calças, vestidos, blazers, casacos, etc. Cada cabide comporta até duas peças e é interessante utilizar acessórios como obreiras avulsas para segurar casados pesados e adesivos de silicone para impedir peças de tecido fino de escorregar.


Foto: organizadoabessa.blogspot.com

Uma boa organização permite que você visualize rapidamente todas as suas roupas e as possíveis combinações entre elas. Por isso, organizar por estações pode ser restritivo, evite.

Separe um dia para a organização, mantenha nossas dicas em mente e mãos a obra!

Nenhum comentário:

Postar um comentário