sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Saiba Decor: Qual a melhor tinta?

Poucas coisas tem o poder de modificar a decoração de um ambiente como uma nova cor em uma parede ou em todas as paredes. Com tantas opções no mercado, fica até difícil escolher. Mais do que a cor, na hora de decidir qual tinta vai entrar na sua casa, você precisa pensar em qualidade, no efeito e nas necessidades do local onde o produto vai ser aplicado.
Foto: Revista da Casa 

Aplicação

Já ouviram falar que o barato sai caro? Nem sempre é assim, mas no caso de tintas, ao pagar mais você acaba ganhando em qualidade. Os produtos com valor mais elevado, possuem uma quantidade maior de dióxido de titânio, que proporcionam uma aplicação mais suave, com menos respingos. Ou seja, menos desperdício.

Foto: Blog Loja Santa Graça

Estas tintas também são mais resistentes a desbotamento e marcas, de modo que acabam durando mais. Tintas mais baratas precisam de mais demãos e repintura em menos tempo, de forma que você acaba gastando o mesmo valor, tendo apenas mais trabalho e menos qualidade.

Efeitos
Quanto aos efeitos, existem uma variedade grande de tintas no mercado. Fora as de efeito decorativo (veludo, concreto, etc.) existe um padrão para chamar os tipos de tinta. De maneira geral, quanto mais brilhante a tinta, mais resistente a manchas e sucessivas limpezas ela será. Os principais tipos encontrados no mercado são os seguintes:
  1. Tinta Mate: bastante fosca, muito utilizada em tetos. Também tem espaço em espaços internos, como quartos, salas de estar e corredores. Mas é importante saber que ela possui baixa resistência, não sendo indicada para espaços com muito tráfego. 
  2. Tinta Casca de Ovo: é mais recomendada do que a mate para quartos infantis, salas de jantar e ambientes que mais sujeitos a acidentes que podem exigir limpeza mais frequente.
  3. Tinta Acetinada (Semi-Gloss): é um dos tipos com maior qualidade. É mais brilhante, mais fácil de limpar e lavar que as anteriores. Mais durável, é indicada para cozinhas e banheiros, ambientes úmidos.
  4. Tinta High-Gloss: é muito brilhante, com efeito quase plástico. Durável e super fácil de limpar, mas com um porém – evidencia todas as imperfeições das superfícies, por isso, é indicada para áreas pequenas, como armários, portas e molduras. Caso decida utilizá-la nas paredes, certifique-se de preparar bem a superfície para recebê-la.
Foto: Blog Loja Santa Graça
 
Para uma pintura perfeita, é necessário levar em consideração os equipamentos adequados para cada tipo de tinta (pincel ou rolo) e o processo de secagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário