sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Saiba Decor: Iluminação artificial

A iluminação tem várias funções – ser prática e decorativa. É tão importante na decoração quanto a paleta de cores. O tipo de luz e como ela é planejada, tem o poder de mudar a atmosfera de um ambiente. Luz natural é super importante e confortável. Mas hoje, vamos dar algumas dicas e falar a respeito da iluminação artificial e suas possibilidades.

Foto: Minhacasaminhacara.com.br

Esse tipo de luz é ideal para destacar partes específicas de um ambiente, permitindo realçar elementos – como um quadro, uma planta, uma peça de arte ou característica arquitetônica, como o gesso. A luz apropriada colocada diretamente em cima individualiza a peça, criando um efeito único.
Existem dois tipos principais de lâmpadas: as incandescentes e as fluorescentes.

Lâmpadas incandescentes emitem uma luz quente, que se propaga em todas as direções. São usadas para iluminação em geral. Este tipo de lâmpada é o que consome mais energia e acabam saindo mais caras porque duram atpe 20 vezes menos que as fluorescentes. Porém, ainda são as preferidas para as áreas íntimas, chamadas áreas de descanso.

Já as lâmpadas fluorescentes são mais econômicas, mas projetam luz branca direcionada. São indicadas para as chamadas áreas de trabalho, onde a iluminação é mais forte.

Outra opção menos conhecida, mas também muito eficaz, são as lâmpadas halogênas. São mais frescas e claras que as incandescentes, mas mais aconchegantes. Pode-se dizer que é intermediária.
Via de regra, as lâmpadas de tons mais frios (como as fluorescentes, por exemplo), são ótimas para locais que permitem iluminação forte, como escritórios e lojas. Já as de tom mais quentes (como as incandescentes), valorizam ambientes com iluminação reduzida.

Luz e cores

Além da função do ambiente, deve ser levada em consideração a decoração. Deve harmonizar. As cores são valorizadas pela distribuição de vários pontos de luz, de preferência luz de cor parecida com seu próprio tom.

Foto: Vivacomestilo.com

Cores quentes são realçadas por luzes incandescentes, que são igualmente aconchegantes. Já o azul e o verde, combinam bem com as lâmpadas dia, brancas. Para cores brilhantes e intensas, que são tendência na decoração, o indicado são lâmpadas halogêneas claras. Já o branco, como é um refletor natural, vai bem com qualquer tipo de iluminação. Basta você definir o clima desejado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário