terça-feira, 27 de março de 2012

Construção civil é ferramenta para crescimento na Grande Florianópolis

Uma matéria interessante foi publicada no Jornal Notícias do Dia. Ela afirma que o desenvolvimento de São José tem relação direta com a construção civil. O segmento é representativo em termos de expansão urbana e geração de empregos na região.

 Foto: Beiramar Continental - São José. De panoramio.com

Não é de hoje. O “período de ouro” da expansão imobiliária foi na década de 1960. A partir da instalação da Universidade Federal de Santa Catarina em Florianópolis, muitos construtores pioneiros perceberam a tendência de crescimento e investiram no setor. Na década seguinte, mais empreendimentos passaram a ganhar destaque em toda a região tanto na ilha, quanto no continente.

Em 1970, São José despontou com alternativa habitacional para muitos novos moradores. A partir da metade daquela década, o bairro planejado Kobrasol foi criado, dando impulso à transformação de outros bairros tradicionais como Campinas e Barreiros que tiveram a incorporação de novos loteamentos e pequenos prédios. Foi o início da transformação econômica de São José, visto que além da expansão imobiliária, naquele período surgiu também o primeiro distrito industrial da Grande Florianópolis.

Porém, foi apenas nas décadas seguintes, de 1980 e 1990 que a construção civil percebeu as reais possibilidades de crescimento do Kobrasol e Campinas, trazendo os primeiros edifícios mais altos para a região.

Empreendimentos modernos


O case e marco do desenvolvimento urbano da região é o Kobrasol. Mudou o eixo do processo imobiliário, sendo uma alternativa aos preços relativamente altos da parte insular de Florianópolis. Com o passar do tempo, houve um esgotamento na região, mas ainda recebe investimentos.

Bairros que eram dominados apenas por casas e pequenos prédios, vem sendo transformados pela construção civil. O crescimento populacional acabou focado em Barreiros, Roçado, Floresta e outros mais. Isso deixou configuração urbana tradicional de São José restritas ao Centro Histório, Praia Comprida e Ponta de Baixo, mas trouxe junto muitas oportunidades e desenvolvimento econômico a grande Florianópolis, além de empreendimentos e loteamentos com boa infraestrutura e qualidade de vida. 

 Foto: Vista noturna de São José. De blog Paposheik.

Demanda habitacional

Segundo os dirigentes do Sinduscon (Sindicato da Indústria da Construção Civil) da Grande Florianópolis, São José representa um passo importante para o desenvolvimento geral da região metropolitana, que possui gigantesca demanda habitacional e quase um milhão de habitantes.

O crescimento na construção civil é inevitável e em consequência, oportunidades de negócios, principalmente ligados a serviço, também aumentam nestes bairros. Um exemplo disso é Campinas, onde fica o empreendimento La Fontaine Residence. O bairro reúne uma  série de instituições de ensino, centros de compras e negócios, supermercados, academias e mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário