quarta-feira, 21 de março de 2012

Selo identifica material de construção sustentável

Responsabilidade ambiental virou moda. Para seguir a tendência e conquistar o consumidor preocupado com o meio ambiente, algumas empresas fazem uso de informações e enganadoras ou sem comprovação. Uma pesquisa feita com 501 rótulos diferentes de materiais de construção, pela consultoria Marketing Analysis, demonstrou que 82% dos produtos transmitiam uma falsa sensação de sustentabilidade.

Deve ficar um pouco mais fácil fugir da propaganda enganosa, graças ao RGMat – um selo lançado pela Fundação Vanzolini (especialista em certificação, formada por professores da Escola Politécnica da USP), focado no mercado de materiais de construção. Este selo tem a função de garantir que o produto tem o menor impacto ambiental possível, além de não prejudicar a saúde das pessoas e ser funcional.

Para conquistar o selo, os fabricantes precisam atender a uma longa lista de exigências, baseada em normas internacionais e recomendações de especialistas em sustentabilidade. A comprovação deve ser feita através da submissão em testes de laboratório e a avaliação da fabricação, transporte, extração das matérias primas, uso e reciclagem.

O resultado dos testes é uma declaração informando os impactos ambientais do produto, como a emissão de poluentes e o consumo de água e energia. Com base nisso, a Vanzolini decide dar ou não o selo, que tem duração de três anos.



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