terça-feira, 18 de outubro de 2011

Melhorias no trânsito do Sul da Ilha

O trevo da seta ficou pronto, mas ele é apenas um dos componentes necessários para desafogar o trânsito em direção ao Sul da Ilha. Existe outras duas obras que povoam os sonhos de quem mora e investe na região: a Duplicação da avenida Diomício Freiras – acesso à ressacada e aeroporto – e a construção da terceira pista da SC-405. Segundo o secretário de obras de Florianópolis, Luiz Américo Medeiros, com a conclusão destas obras o trânsito da região estará resolvido pelos próximos 30 anos.

Saiba mais sobre as obras.

Elevado do Trevo da Seta

Foto: Trevo da seta ainda em obras - Site da Prefeitura de Florianópolis

Obra entrega em maio deste ano, teve seu prazo prorrogado algumas vezes por causa de condições climáticas, relacionadas ao próprio trânsito e infraestrutura locais. Sua função principal é desafogar o trânsito no cruzamento entre as SC-405 (Rio Tavares) e o Aeroporto Internacional Hercílio Luz.
O elevado tem 145 metros de extensão. São 18,6 metros de largura, dividos em quatro faixas: duas para cada sentido. Sua capacidade é para 30 mil veículos por dia. Foram investidos R$12 milhões pelo governo do Estado e outros R$4 milhões pela prefeitura.

Somente ele já foi capaz de melhorar o acesso ao aeroporto, porém, o trânsito no sentido do Rio Tavares continua deixando a desejar.

Duplicação do acesso ao aeroporto

Foto: Vista áerea do aeroporto e seu acesso - airliners.net
A mais complicada das obras é a duplicação da Avenida Diomício Freitas, que dá acesso ao aeroporto. O trecho que deveria estar em obras desde o início do ano é vinculada ao processo de ampliação do aeroporto, sob responsabilidade da Infraero. A obra viária ainda não tem data para começar.
Outras pendências são das licenças ambientais necessárias a duplicação (a obra passaria pelo meio de mangues e da Reserva do Pirajubaé), além da compra de dois terrenos pertencentes a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). 

Terceira pista da SC-405

Um dos grandes impasses para a construção da terceira faixa desta rodovia era a questão da desapropriação das áreas por onde a obra está passando. Em março deste ano o Departamento Estadual de Infraestrutura (Deinfra) e representantes da comunidade chegaram ao acordo que viabilizou a retomada das obras, depois de dois anos parada. Foram liberados cerca de R$2 milhões para indenizar os donos dos terrenos desapropriados.

Infográfico: ClicRBS

Paulo Meller, presidente do Deinfra, confirmou que a ideia é fazer o mais rápido possível. A previsão é que a construção estará concluída até o final deste ano. Os 4,5 quilômetros de pista nova entre os trevos da Seta e do Rio Tavares prometem facilitar muito o acesso a bairros e praia do Campeche. A tendência é que a qualidade de vida dos moradores melhore e que os imóveis localizados no bairro também cresçam de maneira expressiva. Bom para quem mora e para quem investe.

Natural que o crescimento do Campeche, que já falamos a respeito em outro post que você lê aqui, seja acompanhado pelo crescimento da malha viária.

(Com informações do ClicRBS e Portal Sul da Ilha).

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