sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Saiba Decor: Quartos de casal (Parte 2)

No último Saiba Decor demos algumas dicas para fazer a decoração do quarto do casal o mais aconchegante e conciliatória possível. Agora vamos aos detalhes que fazem a diferença nesta missão: ambientar o cômodo mais confortável da casa.

Têxteis
Foto: tintasrenner.wordpress.com

Comece pela decoração das janelas. Foque em beleza, aconchego e principalmente privacidade. Para climas tropicais como o nosso, o ideal são cortinas de tecidos leves, como voile. Você pode investir em uma cortina mais pesada para usar apenas no inverno para criar um ambiente diferente e com cara de quente, ideal para a estação mais fria do ano. Outra questão são os tapetes. Se decidir por utilizá-los, existem três configurações mais utilizadas: um tapete de cada lado da cama, um tapete ao pé da cama ou um com grandes dimensões para a cama ser colocada em cima.

Existem poucas coisas melhores do que deixar em uma cama com lençóis limpos e suaves. Vale a pena investir em qualidade. Compre pelo menos dois conjuntos de lençóis de algodão puro. Evite tecidos sintéticos, o toque não é tão agradável e eles duram bem menos do que um bom algodão. E, claro, um edredom confortável e capas reversíveis para ele. Além de dar a você a possibilidade de mantê-lo sempre limpo, também proporciona variedade.

Para completar, almofadas confortáveis e uma manta macia ao pé da cama.

Iluminação 
Foto: ddesigndeinteriores.blogspot.com

Para criar um clima romântico, nada mais eficiente do que uma iluminação suave e agradável. Além do lustre básico no teto, aconselha-se o uso de luzes na cabeceira. Projete de maneira que os interruptores não fiquem baixos demais, nem longe demais – tudo para que você não precise deixar o conforto da cama na hora de apaga-los. Se vocês tem o hábito de ler, escolham abajures que tenham abertura maior embaixo, fazendo com que a luz incida na zona da cama e dos livros. Se a leitura não faz parte dos hábitos noturnos do casal, melhor investir em uma luminária mais aberta em cima, que propague luz por todo o quarto.

Ah, se as paredes falassem...

Elas podem falar! Nada muda a personalidade de um quarto como mudanças nas paredes. Você pode pintar uma delas com cores fortes ou todas com uma cor mais neutra. Há opção de utilizar papéis de parede ou até mesmo tecido para revesti-las com uma grande variedade de motivos. Se você não quiser ficar preso a essas modificações, pode usar quadros, posters, fotografias. Adesivos de parede criam efeitos interessantes e ficam ótimos interagindo com outros elementos do quarto, como a cabeceira da cama, por exemplo.

Foto: amorperfeitopresentes.blogspot.com

Prateleiras, nichos e estantes também são grandes aliados da decoração. Além de comportarem livros e revistas, podem ser montadas de forma harmoniosa para guardar souvenires de viagens e outros objetos decorativos. Aposte também em espelhos, ampliam o ambiente, podem estimular romance e sempre ficam bem!

Falando em estimular o romance

Mantenha a decoração simples e organizada. São bem vindas velas, caixas bonitas, esculturas (de preferência mais minimalistas, com linhas retas), livros, algumas fotos de você e objetos de valor sentimental são mais do que o suficiente.  Outro bom conselho é não colocar televisão no quarto (se o casal puder resistir), pois pode se tornar uma distração. Sem a televisão vocês poderão de concentrar mais um no outro e evitar discussões. Imagina se um quer dormir e o outro quer assistir as notícias da meia-noite? Futebol ou novela? Caso decida por colocar uma televisão, tente projetar de forma que possa ser escondida nos momentos mais íntimos, para evitar a tentação de liga-la. Mais agradável do que isso é um aparelho de som para ouvirem uma musiquinha tranquila antes de fecharem os olhos.

Foto: achadosdedecoracao.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário