segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Tocha usa experiência para conquistar 10º título brasileiro

Nosso atleta queria e conseguiu: Tocha é campeão brasileiro pela 10ª vez! A homenagem do atleta é para a Álamo Construtora, que completa seu 10º ano no mercado!

Foto: divulgação.

O título veio com a prova de Montain Bike Maratona. Os 62 km da prova eram formados, em sua maioria por subidas. O terreno da cidade da serra gaúcha de Garibaldi, exigiu que os atletas fossem até seu limite: “Eu sabia das minhas limitações, então procurei correr com a cabeça e usar o que eu aprendi em quase 18 anos de carreira. Enquanto os adversários saíram em disparada, eu procurei manter um ritmo constante”, analisa Tocha, “Sabia que a prova era longa e que completa-la não seria tarefa fácil”.

Já na metade da prova, foi ultrapassando os outros competidores. O maior desafio surgiu nos 5 km finais, conforme conta o ciclista: “Minhas pernas travaram com cãibras. Alonguei, caminhei um pouco, subi na bike e forcei até o final”. Tocha foi o único atleta de sua categoria a completar a prova: “Isso mostra o quanto a provas foi dura. Até mesmo atletas de elite chegavam exaustos”.

Foto: divulgação

Com está suada vitória, Tocha chega a marca de 10 títulos nacionais. Um marco na carreira do ciclista que começou sonhando em ser campeão brasileiro: “Em 1996, quando resolvi ser atleta profissional, falava para os amigos que eu seria campeão brasileiro. Riam na minha cara. Hoje sou eu que dou risada, pois conquistei o décimo título” diverte-se o atleta.

O primeiro título veio dois anos depois. Tocha foi campeão na modalidade cross-country em 1998. Depois vieram os títulos de bicicross, em 2002, 2005 e 2007. Em 2003 e 2010 o atleta conquistou campeonato em downhill e em 2004 em four-cross. Já como maratonista, Tocha conquistou títulos em 2006, 2010 e agora, em 2011.

Quem pensa que ele vai parar por aí se engana. A meta já está traçada para comemorar os 20 anos de carreira em grande estilo: Tocha quer acumular 20 títulos nacionais até 2014. “Não será fácil, isso significa conquistar no mínimo três títulos por ano. Como conquistei títulos em cinco modalidades diferentes ao longo da carreira, não é impossível. São metas como esta que me dão forças e ânimo para seguir em frente”, comenta o ousado ciclista.

Mais um desafio cumprido na vitoriosa Carreira do atleta Marco Aurélio Tocha. E que venha 2012!

Nenhum comentário:

Postar um comentário